O inicio do NEA-UnB

A Chamada MCTIC/MAPA/MEC/SEAD - Casa Civil/CNPq No 21/2016 apoiou a criação do Núcleo de Agroecologia e Produção orgânica da Universidade de Brasília. Foi uma importante iniciativa de ministérios que fortalece os estudos em agroecologia nas universidades brasileiras. Para este projeto, foram estabelecidas parceiras de atores e instituições que têm o foco de trabalho em agroecologia e agricultura familiar no território Águas Emendadas e, sobretudo, na defesa do bioma Cerrado.

O núcleo atua na promoção de inovações sociais para a ampliação da sustentabilidade de sistemas agroalimentares localizadas (SIAL), manejo eficiente da água, construção social de mercados e políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar nos territórios pertencente ao bioma Cerrado.

Desenvolve atividades de forma a respeitar o tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão), estimulando a consolidação de redes multi-institucionais capazes de sistematizar experiências, influenciar no processo de inovações sociais e novos desenhos na elaboração de políticas públicas.

Algumas atividades já foram desenvolvidas pelo o NEA como ensino em experiências agroecológicas no DF, trocas de experiências entre agricultores (as), estudantes, professores (as) e pesquisadores(as), palestras voltadas ao temas de sistemas sustentáveis, mercados, inovação, reforma agrária, promovendo discussão, reflexão e construção do conhecimento nas temáticas.